IMPACTOS DA POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE NA MANUTENÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

  • Paulo Roberto Salomão Sousa Alves UFMS
  • Rafael Ribeiro Guimarães
  • Marcio de Aquino
  • José Carlos de Jesus Lopes

Resumo

Este estudo analisa como a implantação do projeto Aldeias Conectadas têm impactado a política de cotas de uma Universidade Federal, tendo como lócus a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. O objetivo principal é analisar o rendimento acadêmico dos que estudantes indígenas, da região de Aquidauana-MS, que tiveram após o lançamento do projeto, os avanços alcançados, através da conectividade à internet ampliada pela Universidade. Foram analisados o rendimento escolar dos estudantes indígenas, nos anos de 2020 a 2023, bem como a quantidade de ingressantes e concluintes. Os resultados da implementação da política de conectividade para alunos aldeados demonstraram-se satisfatórios, refletidos na manutenção das médias de notas, mesmo durante a pandemia, e no crescente aumento de ingressantes e concluintes. Diante do relato, espera-se que o estudo possa contribuir na elaboração de indicadores, com maior precisão, para acompanhamentos de tais ações desenvolvidas para a comunidade estudantil assistida pela Pró-reitora de Assuntos Estudantis – PROAES da UFMS.

Publicado
2024-05-10
Como Citar
SALOMÃO SOUSA ALVES, P. R.; RAFAEL RIBEIRO GUIMARÃES; MARCIO DE AQUINO; JOSÉ CARLOS DE JESUS LOPES. IMPACTOS DA POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE NA MANUTENÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 10 maio 2024.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas