ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PARA LANÇAMENTO DO FILME BARBIE
Abstract
Com a diversidade do conteúdo cinematográfico disponibilizado atualmente é essencial que as estratégias de divulgação de uma obra sejam muito bem traçadas para causar o interesse das pessoas pelo produto. Os 4P´s do Marketing: produto, preço, promoção e praça é uma teoria que pode ser utilizada para ler tais estratégias. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo realizar a análise das principais estratégias promocionais utilizadas para lançamento do filme Barbie, um dos maiores sucessos cinematográficos no ano de 2023. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. O plano teórico do trabalho trouxe aspectos relacionados aos 4P´s do Marketing, Marketing de Guerrilha e Marketing Espontâneo, sendo os conceitos mais relevantes tratados ao decorrer da análise. Os resultados obtidos indicam que as estratégias de marketing utilizadas para promover partiram das tradicionais, como posters, teasers e trailers, porém buscando trazer uma abordagem mais digital e interativa. Ademais, foram aplicadas estratégias como o marketing de guerrilha e a interação do público através do uso da inteligência artificial, gerando o marketing espontâneo. Por fim, destacou-se como as estratégias promocionais utilizadas no filme poderiam ser aplicadas em outros contextos de negócio.