O BOCA A BOCA NAS REDES SOCIAIS E O COMPORTAMENTO DE COMPRAS ON-LINE
Abstract
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação da comunicação boca a boca nas redes sociais no comportamento de compras on-line. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem quantitativa, por meio de survey, com questionário on-line auto aplicado, tendo como participantes alunos do Curso de Administração de uma Universidade Estadual. A coleta de dados resultou em uma amostra por adesão voluntária de 46 respondentes. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, de análise de correlação pelo teste de Spearman e de diferenças, pelo teste qui-quadrado. Os resultados indicam que há correlação positiva entre a comunicação boca a boca e o comportamento de compra, sendo que as opiniões postadas nas redes sociais sobre produtos ou serviços de determinada empresa se mostram relacionadas ao comportamento de compra, com destaque à relação do boca a boca negativo no comportamento dos consumidores de evitar compra de produtos de empresas difamadas. Em geral, não se observam diferenças no padrão de respostas por sexo nem por faixa etária, havendo diferença apenas no ato de curtir nas redes sociais as páginas das empresas com as quais o consumidor se identifica, por faixa etária, sendo esse ato com maior ocorrência junto aos respondentes mais jovens.