INOVAÇÃO EM SOCIEDADE RURAL E PERIURBANA COM A ADOÇÃO DE MARKETING DIGITAL NA AGRICULTURA FAMILIAR MINEIRA
Abstract
Diante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing feito por pequenos agricultores e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com 20 pequenos agricultores do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como estes têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e com questões versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, onde se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e também de aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.