DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UM PROJETO DE COLETA SELETIVA, COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

o caso CESCOLA-UFF

  • Jaime Alencar de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Marco Antonio Conejero Universidade Federal Fluminense
  • Aldara da Silva César Universidade Federal Fluminense
  • Afonso Aurélio de Carvalho Peres Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Guiao de Souza Lima Júnior Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

Prevê-se um aumento considerável na geração de resíduos sólidos urbanos nos próximos anos devido ao crescimento econômico e populacional. O Projeto CESCOLA-UFF surge como uma resposta a esse desafio, sendo uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense voltada para educação ambiental, coleta seletiva e compostagem. Buscando emoldurar suas ações e diagnosticar pontos de melhoria, foi submetido a equipe e alguns parceiros um questionário qualitativo. A análise interna e externa revelou a necessidade de melhorias na estrutura organizacional e no engajamento com a comunidade. Utilizando a abordagem do Ecossistema de Negócios, identificaram-se atores-chave que podem ser coordenados para maximizar os resultados. Com isso, a equipe enxuta, que seria uma dificuldade interna, acaba por impactar no alcance e relacionamento com o ambiente externo. Além disso, a dependência de recursos externos e baixo engajamento comunitário constituem nos principais desafios enfrentados pelo projeto até então. Dessa maneira, planos de ação foram propostos visando à expansão do projeto, melhoria do marketing, aprimoramento das atividades educacionais e garantia de sustentabilidade financeira. A implementação desses planos visa fortalecer o CESCOLA-UFF e sua contribuição para a comunidade e o meio ambiente, promovendo conscientização ambiental e gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
DE OLIVEIRA, J. A.; CONEJERO, M. A.; DA SILVA CÉSAR, A.; AURÉLIO DE CARVALHO PERES, A.; GUIAO DE SOUZA LIMA JÚNIOR, R. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UM PROJETO DE COLETA SELETIVA, COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia