DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UM PROJETO DE COLETA SELETIVA, COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS
o caso CESCOLA-UFF
Abstract
Prevê-se um aumento considerável na geração de resíduos sólidos urbanos nos próximos anos devido ao crescimento econômico e populacional. O Projeto CESCOLA-UFF surge como uma resposta a esse desafio, sendo uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense voltada para educação ambiental, coleta seletiva e compostagem. Buscando emoldurar suas ações e diagnosticar pontos de melhoria, foi submetido a equipe e alguns parceiros um questionário qualitativo. A análise interna e externa revelou a necessidade de melhorias na estrutura organizacional e no engajamento com a comunidade. Utilizando a abordagem do Ecossistema de Negócios, identificaram-se atores-chave que podem ser coordenados para maximizar os resultados. Com isso, a equipe enxuta, que seria uma dificuldade interna, acaba por impactar no alcance e relacionamento com o ambiente externo. Além disso, a dependência de recursos externos e baixo engajamento comunitário constituem nos principais desafios enfrentados pelo projeto até então. Dessa maneira, planos de ação foram propostos visando à expansão do projeto, melhoria do marketing, aprimoramento das atividades educacionais e garantia de sustentabilidade financeira. A implementação desses planos visa fortalecer o CESCOLA-UFF e sua contribuição para a comunidade e o meio ambiente, promovendo conscientização ambiental e gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.