Utilização de um observatório social como ferramenta de apoio pedagógico e canal de comunicação com a sociedade em cursos técnicos e tecnológicos de informática.

  • André Carvalho Baida Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
  • Laurentino Augusto Dantas
Palavras-chave: Observatório, Análise de Sistemas, Desenvolvimento, Estudo de caso

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de promover um estudo de caso sobre a utilização do Observatório Social de Políticas Públicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Naviraí como ferramenta de apoio pedagógico do curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A partir de estudos e do contato com a realidade que os cerca, a proposta foi que estudantes trabalhassem no desenvolvimento de tecnologias adaptadas à realidade ou que resolvessem questões locais. Todo o desenvolvimento partiu da premissa de que os Institutos Federais devem ser agentes de desenvolvimento locais. Como resultado final os alunos propuseram 10 (dez) projetos de softwares voltados à realidade local da Cidade de Naviraí.

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Publicado
2017-11-20
Como Citar
BAIDA, A. C.; DANTAS, L. A. Utilização de um observatório social como ferramenta de apoio pedagógico e canal de comunicação com a sociedade em cursos técnicos e tecnológicos de informática. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.