Educação a Distância: uma proposta de nivelamento para o curso de ciências da computação da UEMS
Abstract
A evasão nos cursos de graduação tem gerado preocupação nas instituições e despertado o interesse de pesquisadores há muito tempo. Este fenômeno é complexo e gera consequências negativas para as instituições e alunos com reflexos na sociedade e na economia. As causas que levam os alunos a abandonarem os cursos são variadas, dentre elas, destacam-se as lacunas de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento nos níveis básicos de educação. A utilização de novas tecnologias principalmente, as baseadas na internet, são ferramentas úteis para o processo de ensino aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar mecanismos alternativos de nivelamento de conhecimento com vistas a minimizar os índices de evasão nas séries iniciais do curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A relevância deste artigo se dá pelo fato de que no âmbito da UEMS o tema da evasão ainda se mostra incipiente em relação a estudos e pesquisas. Experiências demonstram que a Educação a Distância (EaD), pelas suas características, é uma ferramenta viável para preencher as lacunas de aprendizagem apresentadas pelos alunos nas diversas áreas do conhecimento. Assim, propõe-se a utilização da EaD como mecanismo de nivelamento do conhecimento nas séries iniciais do curso de Bacharelado em Ciências da Computação da UEMS, notadamente nas disciplinas do núcleo de matemática.