UMA ANÁLISE DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA NO ALIEXPRESS
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se configura a transação sob a os clientes brasileiros da plataforma AliExpress. No referencial téorico, o estudo se propõe a refletir sobre a influencia da Teoria dos Custos de Transação (ECT) atrelada à Nova Economia Institucional, relacionando ao objeto empírico AliExpress. Na metodologia foram empregadas de maneiras combinadas técnicas de pesquisa qualitativa – entrevista – e quantitiva (questionário e MCDA) para o cumprimento dos objetivos específicos. A metodologia exemplificada foi baseada na interpretação dos dados, condizendo com a vivência dos consumidores que, ao menos uma vez, realizou a compra na plataforma online. Conclui-se que, os pressupostos comportamentais, racionalidade limitada e oportunismo, estão presentes na transação pelo elemento da incerteza, uma vez que, mesmo segmentando a análise em dois cenários possíveis, o oportunismo é mais evidenciado, mas o segundo elemento também se faz presente em menor grau.
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