INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO DE NAVIRAÍ/MS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal identificar quais tipos de inovações (em produto, processo, marketing) são implementadas ou desenvolvidas pelas micro e pequenas empresas do setor de marcenarias em Naviraí/MS. Como objetivos secundários, realizou-se um levantamento sobre os impactos das inovações para as empresas, sobre os fatores que dificultam o desenvolvimento e/ou a implementação das inovações neste setor, sobre as principais fontes de informações, sobre a percepção das empresas sobre as fontes de recurso/apoio são utilizadas para desenvolver inovações ou atividades inovativas na empresa e sobre as redes de cooperação ou parceria. Para a realização da pesquisa, adaptou-se o questionário da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), resultando em 42 perguntas, abertas e fechadas. Realizou-se pesquisa de campo no mês de setembro de 2018, com dez empresas do segmento de marcenaria, instaladas no município de Naviraí/MS. As empresas têm adotado inovações incrementais, ou seja, melhorias em processos/produtos, porém, na maioria dos casos, trata-se de algo já presente no mercado. Há fraca interação das empresas com os demais componentes do sistema regional de inovação, sendo este um ponto crucial para o fortalecimento das inovações e consequentemente da competitividade do segmento.
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