GAMIFICAÇÃO EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA: uma análise de sua aceitação e aplicabilidade
Abstract
O termo gamificação deriva do inglês gamification e até o presente momento não possui tradução literal em português. Tem origem nos estudos sobre jogos eletrônicos com foco na forte influência que exerce no comportamento humano. Tem sido amplamente difundido no meio organizacional como método de se obter vantagem competitiva baseada em sua plataforma que contém elementos como competitividade, código de conduta, metas e objetivos muito similares ao modus operandi do comércio. Este trabalho é um estudo de caso realizado em uma academia de ginástica localizada na cidade de Dourados-MS, com o intuito de avaliar a possibilidade de utilizar uma abordagem com base nos estudos sobre gamificação para criar soluções ao problema da alta rotatividade de clientes observada pelo segmento. A pesquisa segue o modelo quanti-qualitativa e contou inicialmente com levantamentos bibliográficos, com base em materiais já publicados, artigos científicos, livros, plataformas digitais e também foi realizada uma entrevista com o proprietário da academia para melhor compreensão do ambiente e da problemática. O levantamento de dados foi realizado no período de novembro de 2018 e a amostra contou 106 alunos de ambos os sexos que já frequentam a academia foco do estudo. A análise se deu de forma descritiva e exploratória e gerou resultados favoráveis quanto à possibilidade de aplicar uma abordagem gamificada para fins de fidelização e engajamento dos alunos.
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