ARTE, CATEQUESE E EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL DO GUARANI MISSIONEIRO NO PARAGUAÍ COLONIAL (1588-1776)
Abstract
A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola no ano de 1534. Loyola juntamente com um grupo de estudantes da Universidade de Paris, fizeram votos de obediência à doutrina da Igreja Católica e foram reconhecidos como Ordem Religiosa por bula papal em 1540. Os primeiros jesuítas que chegaram ao Paraguai em 1588 vieram do Brasil. O objeto do artigo é analisar como foi implantada a cultura ocidental nas reduções jesuíticas do Paraguai (1588-1767). O objetivo geral foi fazer uma breve análise de como se deu as atividades educacionais, culturais e econômicas nas reduções. As opções teóricas e metodológicas estão fundamentadas no materialismo histórico e dialético objetivando conferir historicidade ao objeto, buscando-se fugir da abordagem dominante. Ao dar historicidade ao objeto impôs a esta análise desvendar as contradições e os antagonismos resultantes da conquista europeia e, consequentemente, descrever as particularidades destas. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Ao trabalhar as diferentes formas das relações que foram instituídas nos empreendimentos jesuíticos pudemos elucidar a herança dessa ordem religiosa católica na disseminação da cultura ocidental, imprescindível para a reprodução das relações sociais do modo de produção capitalista na época moderna. Vale a pena ressaltar que este artigo está inserido em um projeto de pesquisa, mais amplo, que foi a tese de doutoramento do autor, na condição de bolsista da CAPES.References
ALVES Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: UFMS/Campinas: Autores Associados, 2011.
AGNOLIN, Adone. O apetite da antropologia, o sabor antropofágico do saber antropológico: alteridade e identidade no caso Tupinambá. São Paulo: Humanitas, 2005.
ARÉCO. Silvino. Companhia de Jesus: a ação jesuítica e a gênese do capitalismo. A encruzilhada ética entre Deus e o lucro. 1. Ed. Saabrücken, Deutschland/Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2016. 452 p.
_______. A acumulação primitiva nos domínios ultramarinos: educação e trabalho nas reduções jesuíticas do Paraguai (1549-1767), o caráter singular e o universal. 1. ed. Campo Grande: https://sistemas.ufms.br/sigpos/portal/trabalhos/download/1239/cursoId:76, 2013. v. 1. 372p.
______. Homens de Negro (s): a epopeia jesuítica na América Colonial. 1. ed. saabruckren- Alemanha: Nova Edições Acadêmicas, 2014. 243 p.