MÍNIMUS: uma ferramenta para o ensino e prática de grafos com enfoque nos algoritmos de menor caminho

  • Kawan Santana Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí
  • Maxmilian Jaderson de Melo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí
Palavras-chave: Grafos, Algoritmos de menor caminho, JavaFX, Tecnologia na educação.

Resumo

O ensino auxiliado pela tecnologia, está cada vez mais presente no cotidiano escolar e as ferramentas tecnológicas (TIC’s) empregadas no meio acadêmico, tornam o processo de ensino mais atraente para o aluno. Após um breve levantamento bibliográfico, percebeu-se a escassez de trabalhos relacionados à temática de ferramenta tecnológica (TIC) voltada ao apoio do processo de ensino e aprendizagem de estruturas de dados em cursos de Tecnologia da Informação(TI), como por exemplo Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Isso posto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta para apoio pedagógico do ensino e prática de conceitos acerca de estrutura de dados, mais precisamente de conhecimentos relacionados à teoria dos grafos, conferindo ênfase aos algoritmos de menor caminho como o Algoritmo de Dijkstra, o Algoritmo de Bellman-Ford e o Algoritmo de Floyd–Warshall.

Referências

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Publicado
2019-10-13
Como Citar
SANTANA, K.; MELO, M. J. DE. MÍNIMUS: uma ferramenta para o ensino e prática de grafos com enfoque nos algoritmos de menor caminho. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 out. 2019.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas