UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES DE DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI E NDWI) COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Luana Kaline Nantes da Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Naviraí
  • Erika Fernandes Neves Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Naviraí
  • Henrique Ledo Lopes Pinho Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais/CERNA/UEMS- Dourados
  • Renner Fernando da Silva Cordova Junior Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Naviraí

Resumen

Este estudo investiga o uso dos índices de geoprocessamento NDVI e NDWI na gestão do Parque Natural Municipal de Naviraí (PNMN), o maior parque municipal de Conservação com Proteção Integral do Brasil. Utilizando imagens de satélite Sentinel-2, construímos os índices NDVI e NDWI para caracterizar a vegetação e a presença de água na área do parque. Os resultados mostram que o NDVI revela alterações na cobertura vegetal, enquanto o NDWI destaca áreas alagadas e vegetação associada. Ao longo dos anos, a área do parque passou por diversas transformações, desde desmatamento até sua criação em 2009, desempenhando um papel crucial na preservação ambiental. A análise dos dados indica que os índices podem orientar decisões de manejo, como a criação de estradas, trilhas e áreas para manejo de fogo, contribuindo para a conservação da biodiversidade e prevenção de incêndios. O NDWI mostrou-se mais adequado para a região alagável do PNMN, enquanto o NDVI pode ser mais útil em áreas com baixa incidência de água. Ambos os índices são essenciais para o planejamento e gestão de áreas protegidas.

Publicado

2024-05-10

Número

Sección

EIXO 5 - Resumo Expandido - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo

Cómo citar

NANTES DA SILVA, Luana Kaline; FERNANDES NEVES, Erika; LEDO LOPES PINHO, Henrique; DA SILVA CORDOVA JUNIOR, Renner Fernando. UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES DE DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI E NDWI) COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20733. Acesso em: 30 jan. 2026.