ÍNDICE CFA DE GOVERNANÇA MUNICIPAL (IGM/CFA)

Um estudo sobre o município de Naviraí/MS

Autores/as

  • Marcelo Gomes Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

A crescente demanda por uma gestão pública mais eficiente, transparente e de qualidade resultou no aumento do uso de indicadores de desempenho como métricas da mensuração de políticas públicas e governança municipal. Nesse contexto, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) destaca-se como uma ferramenta capaz de mensurar o desempenho dos municípios brasileiros a partir das dimensões de finanças, gestão e desempenho. Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os indicadores que compõem a dimensão Desempenho do IGM/CFA no município de Naviraí/MS, buscando compreender como variáveis impactam o resultado do índice e a avaliação da governança municipal. Os resultados demonstram que, embora o município apresente desempenho satisfatório em algumas áreas da gestão pública, a dimensão Desempenho apresenta resultados inferiores quando comparada às dimensões de Finanças e de Gestão, especialmente em indicadores relacionados à saúde, educação, saneamento e vulnerabilidade social. Destaca-se, ainda, o impacto negativo da variável mortalidade infantil no resultado do indicador saúde. Conclui-se que o uso de indicadores como o IGM/CFA pode contribuir para orientar decisões administrativas mais assertivas e fortalecer práticas de governança pública no âmbito municipal.

Biografía del autor/a

  • Marco Antonio Costa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí, Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública Profiap, da Escola de Administração e Negócios ESAN/UFMS e Diretor do Câmpus de Naviraí da UFMS. Atua nas áreas de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, gestão estratégica, gestão de pessoas e inovação.

Publicado

2026-07-03

Número

Sección

EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas

Cómo citar

GOMES SOARES, Marcelo; COSTA DA SILVA, Marco Antonio. ÍNDICE CFA DE GOVERNANÇA MUNICIPAL (IGM/CFA): Um estudo sobre o município de Naviraí/MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 8, n. 1, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/25559. Acesso em: 8 jul. 2026.