ESTUDO DA TEMÁTICA DE VIABILIDADE ECONÔMICA: avaliação das publicações apresentadas através do periódicos Capes entre os anos 2007 a 2016

Autores/as

  • Vítor Cardoso Silveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maiara Souza Lima UFMS
  • Viviane Aparecida Simone UFMS
  • Natália Fernandes Silveira UFMS
  • Milton Augusto Mariani UFMS - DOCENTE

Palabras clave:

Viabilidade Econômica, Indicadores de Viabilidade, BibliometriaViabilidade Econômica, Bibliometria

Resumen

Cada dia mais o número de organizações que iniciam suas atividades no mercado têm aumentado. Entretanto, um grande percentual dessas empresas acaba encerrando seu negócio em um curto período de tempo. Isso se dá devido a fatores como a falta da análise da viabilidade econômico/financeira. No entanto, existem diversos indicadores de viabilidade que podem ser utilizados para realização dessa análise pelas organizações. Nesse contexto, torna-se relevante o levantamento acerca dos principais indicadores utilizados pelas organizações. Para realização das informações foi realizada uma pesquisa bibliométrica sobre viabilidade econômica, na qual se analisou os artigos publicados através do Portal Periódicos CAPES/MEC, no período de 2007 a 2016, relacionando suas variáveis e sintetizando os temas e contribuições desses trabalhos. Observou-se que existe uma ampla quantidade de periódicos publicados sobre o tema, constatando-se a relevância do assunto para a comunidade acadêmica, empresas e sociedade.

Biografía del autor/a

  • Vítor Cardoso Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Docente dos cursos de Administração e Gestão Financeira no Campus de Nova Andradina da UFMS.

Publicado

2017-11-20

Cómo citar

SILVEIRA, Vítor Cardoso; LIMA, Maiara Souza; SIMONE, Viviane Aparecida; SILVEIRA, Natália Fernandes; MARIANI, Milton Augusto. ESTUDO DA TEMÁTICA DE VIABILIDADE ECONÔMICA: avaliação das publicações apresentadas através do periódicos Capes entre os anos 2007 a 2016. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/4387. Acesso em: 31 jan. 2026.