REFLEXOS: A experiência de uma instalação

Autores/as

  • Carlos Henrique Melo Bernegossi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sibelly Resch UFMS/CPNV

Palabras clave:

Arte contemporânea, Artes visuais, Instalação, Autoconhecimento.

Resumen

O presente trabalha descreve e reflete sobre a produção de uma instalação denominada como Reflexos, tendo como intencionalidade provocar nas pessoas reflexões sobre si mesmas a partir de diferentes tipos de imagens refletidas. A instalação foi desenvolvida no Câmpus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pelo grupo Mentes Libertas em Corpos Inquietos como ação integrante de um projeto de cultura. Apresenta-se na estrutura do trabalho, uma introdução, a fundamentação teórica sobre a instalação na arte contemporânea, o processo de concepção da instalação, bem como os resultados da instalação. O relato de experiência pode contribuir para a replicação do projeto em outros locais, demonstrando que, mesmo em localidades que não possuem cursos relacionados às artes, é possível desenvolver atividades que contribuam com a formação cultural dos universitários.

Biografía del autor/a

  • Carlos Henrique Melo Bernegossi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduando em Ciências Sociais UFMS/CPNV
  • Sibelly Resch, UFMS/CPNV
    Doutora em Administração - USCS

Referencias

CARDOSO, Arlindo da Silva. Intervenções Urbanas. Revista EXTIFAL, v. 2, n° 1, 2014.

NARDIN, Heliana Ometto. Objeto e instalação - Itinerários de criação e compreensão em artes plásticas. Tese. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. 2004.

RIBEIRO, Emerson. A geografia e a arte no processo de autoconsciência da humanidade: Princípios metodológicos para a construção das instalações geográficas, Ra’e Ga, Curitiba, v.46, p. 165 -184, Abr/2019. DOI: 10.5380/raega

ROCHA, Erica Colares. O processo de individuação e o espelho: A interdependência consciência inconsciente. A busca incessante da verdadeira natureza humana. História das ciências e das técnicas em epistemologia. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh4/trabalhos/Erica%20Colares%20O%20PROCESSO.pdf (acesso em 10/08/19).

SILVA, Luciana Bosco, Cidade/arte: a instalação e sua transmutação em objeto expandido no meio urbano. Revista Digital do LAV, v. 2, n°2, março, 2009, pp. 1-17.

TEDESCO, Elaine. Instalação: Campo de Relações. Disponível em: http://www.comum.com/elainetedesco/pdfs/instalacao.pdf (acesso em 20/04/2019).

Publicado

2019-10-15

Número

Sección

EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Cómo citar

BERNEGOSSI, Carlos Henrique Melo; RESCH, Sibelly. REFLEXOS: A experiência de uma instalação. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8723. Acesso em: 30 jan. 2026.