BRINQUEDO INTERATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NEUROPSICOMOTORA FINA INFANTIL
Resumen
O desenvolvimento neuropsicomotor pode ser definido como a evolução, ao longo do tempo, das atividades neurológicas e motoras do indivíduo. A principal fase de desenvolvimento é no primeiro ano de vida, de acordo com a maturação do sistema nervoso central que as capacidades primitivas – reflexos – tornam-se mais específicas. Frequentemente, atividades como pinturas e desenhos são utilizadas em escolas e clínicas para o desenvolvimento da coordenação neuropsicomotora fina infantil, contudo algumas crianças necessitam de apoio maior que desses exercícios para desenvolver-se normalmente. O presente trabalho tem como objetivo, a partir do conhecimento de fatores que interferem no desenvolvimento neurológico e motor, confeccionar um protótipo de um brinquedo interativo para auxiliar no desenvolvimento da coordenação neuropsicomotora fina infantil. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa realizada com procedimentos analíticos bibliográficos, foram obtidos resultados parciais como, por exemplo, a confirmação da grande interferência do ambiente comunitário no desenvolvimento de crianças. A progressão neural e motora infantil é de suma importância para a realização de diversas atividades que exigem uma maior concentração e coordenação, logo, é prioridade que o brinquedo seja de baixo custo e alta eficácia. Assim, poderá estar presente em diferentes instituições, auxiliando crianças e profissionais no processo de evolução humana.