ACIDENTES DE TRABALHO

abordagem sobre a atualidade no setor industrial de abate e processamento de carne do estado de Mato Grosso do Sul

  • Daniel Fernando Bastos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS
  • Yasmin Gomes Casagranda

Resumen

O setor frigorífico do estado do Mato Grosso do Sul vem crescendo substancialmente nos últimos 10 anos; entretanto houve a preocupação de realizar um estudo sobre os acidentes de trabalho no seguimento, apontando números expressivos de acidentes de trabalho no setor partindo do pressuposto de que o aumento da capacidade de produção, pode acarretar o aumento do número de acidentes de trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (2018) em 2018 o estado ficou em 13º lugar em número de acidentes de trabalho, entretanto ao considerar o número da população da federação neste mesmo ano o estado passar a ocupar a 5ª colocação como a federação que mais teve sua população afetada por acidentes de trabalho. Diante da necessidade de estudar o atual cenário sobre os acidentes de trabalho por meio de dados disponíveis nas plataformas virtuais do IBGE, DataPrev e SmartLab, análises gráficas foram desenvolvidas e informações foram geradas, retratando a realidade no país e no estado de MS entre os anos 2017 e 2018. Por meio da análise concluiu-se que um aumento de animais abatidos no Brasil pode influenciar em um aumento dos números de acidentes de trabalho no seguimento frigorífico no Mato Grosso do Sul.

Biografía del autor/a

Daniel Fernando Bastos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS

Profissional técnico em segurança do trabalho pertencente a instituição privada e acadêmico do curso bacharel em administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Anteriormente professor de curso técnicos de segurança do trabalho, açúcar e álcool e enfermagem oferecidos pelo Centro de Educação Profissional IPED-MS/Naviraí.

Publicado
2020-10-30
Cómo citar
BASTOS, D. F.; GOMES CASAGRANDA, Y. ACIDENTES DE TRABALHO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 oct. 2020.
Sección
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor