O JOGO COMO PROPOSTA METODOLOGICA NO ENSINO DE METODOS DE PESQUISA

  • ANA PAULA MIRANDA DE SOUZA UFMS
  • Ana Paula da Silva Bordovicz UFMS
  • Patricia Maria de Souza Ribeiro
  • Larissa Wayhs Trein Montiel

Resumen

Resumo: Este trabalho apresenta como um relato de experiência como resultado de uma prática de planejamento realizada por acadêmicos do Curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que elaboraram a partir de uma sequência didática a elaboração de um jogo pedagógico referente a temática de Métodos Científicos de Pesquisa.  A proposta objetivou instigar a importância dos métodos e técnicas de pesquisa. Esses métodos de pesquisa tendem a determinar a relevância da mesma, e assim, levar a comprovação das informações e das fontes onde as pesquisas são divulgadas. Os métodos de pesquisa abordados na atividade pedagógica se dividem em: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa documental, pesquisas qualitativa e quantitativa. Foram utilizadas como fontes os documentos: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino de Sociologia e a Base Nacional Comum Curricular. Diante dessa perspectiva concluímos que a atividade realizada como prática pedagógica de planejamento possibilitou aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e problematizar a atividade lúdica a partir da problematização de conhecimentos de pesquisa. 

Palavras-chave: Pesquisa; Informações; Compreensão; Senso Comum.

Publicado
2020-10-31
Cómo citar
MIRANDA DE SOUZA, A. P.; DA SILVA BORDOVICZ, A. P.; DE SOUZA RIBEIRO, P. M.; WAYHS TREIN MONTIEL, L. O JOGO COMO PROPOSTA METODOLOGICA NO ENSINO DE METODOS DE PESQUISA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 oct. 2020.
Sección
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo