METODOLOGIAS DE ENSINO E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TDAH E DISLEXIA NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
Este trabalho buscou investigar as metodologias utilizadas pelos docentes dos cursos da saúde, correlacionando com o processo de inclusão dos estudantes com TDAH e Dislexia no ensino superior. Para isso, foi realizado pesquisa bibliográfica, abrangendo o desenvolvimento histórico das leis relacionadas a inclusão no ensino, além das principais características das pessoas com TDAH ou Dislexia. Além da pesquisa de campo, por meio de questionário estruturado com trinta e cinco docentes de duas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Analisou-se quais eram as metodologias utilizadas em sala de aula, pontuando a hipótese de que, as IES tinham dificuldade para atender o público discente com necessidades especiais de ensino (NEEs) e os docentes desconheciam formas de ensino apropriadas para esse público. Concluindo, por meio da análise comparativa, que a hipótese se confirmou pelo fato da grande utilização da metodologia expositiva; pouca utilização de outras metodologias ativas; a falta de conhecimento do setor responsável pela inclusão dos estudantes, a necessidade de mais capacitação docente, e dificuldades nas IES.