O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DIREITO A INFÂNCIA

  • DOUGLAS HENRIQUE RODRIGUES SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Resumo

O presente trabalho tem como foco compreender como se organiza o brincar na instituição de Educação Infantil de modo a garantir o direito que as crianças têm à infância. A partir da Pesquisa de Campo com abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como cenário a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lucilene do Nascimento, uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Araçatuba-SP. Baseado nos fundamentos e concepções da Sociologia da Infância, compreende-se a criança como sujeito histórico, cultural e social e a infância enquanto categoria geracional estrutural da sociedade. Esta compreensão permite dimensionar as conquistas e impasses que constituíram a Educação Infantil no decorrer dos anos, bem como os desafios que ainda lhe são inerentes. Nesse sentindo, se fez importante compreender como o brincar assume uma dimensão estruturante no dia a dia dessas instituições. Dessa forma, fundamentado em estudos da psicologia Histórico Cultural, o brincar é entendido como uma dimensão essencial no desenvolvimento infantil, estruturando-se a partir das condições históricas e sociais, possibilitando o desenvolvimento da criança enquanto sujeito. Portanto, a pesquisa, ainda em andamento, pretende investigar, analisar e compreender se as práticas docentes alinhadas a organização do currículo escolar evidenciam uma educação com qualidade.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
RODRIGUES SILVA, D. H. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DIREITO A INFÂNCIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo