CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E LUDICIDADE
INFLUÊNCIAS DA VISÃO SOBRE A INFÂNCIA NA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumen
O brincar, atividade fundamental na Educação Infantil, constitui-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e social infantil. Objetivou-se, através desta pesquisa, estudar a relevância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir da perspectiva de Vygotsky, estabelecendo comparação entre sua teoria e as atividades propostas para a Educação Infantil na nova Base Nacional Comum Curricular. Na tentativa de atingir este objetivo, as abordagens metodológicas adotadas nesta pesquisa se pautaram na pesquisa bibliográfica consolidada por meio do estudo da teoria de Vygotsky e estudo documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nós observamos que, embora algumas práticas pedagógicas estejam voltadas para a antecipação do processo de alfabetização e separação entre brincar e aprender, os resultados evidenciam o quanto o brincar é imprescindível durante o período a infância, possibilitando à criança conhecer a si e ao mundo, se constituindo como atividade principal do dia-a-dia e fundamental para o desenvolvimento integral infantil.