MODA ÉTNICA

UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS DO LOOKBOOK DA COLEÇÃO “ASHANINKA” DA OSKLEN

  • Gabriela Stein Instituto Federal Catarinense
  • Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn Instituto Federal do Paraná
  • Marcelo da Silva Mello Dockhorn Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a inspiração étnica indígena nas coleções de moda. São analisadas imagens do lookbook da coleção “Ashaninka” desenvolvida pela marca Osklen, com o étnico indígena como tema. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de método semiótico, utilizando o modelo proposto por Gemma Penn, identifica-se signos étnicos presentes na coleção, por meio da análise de imagens do lookbook. Constatou-se a preocupação da marca em desenvolver a coleção de forma étnica e ética, foram percebidas divergências entre signos e significados presentes na coleção. Como elementos de design utilizados na coleção com caráter étnico foram identificados o uso das cores contrastes, o vermelho e tons escuros, o preto e branco e o colorido. O shape das peças, nas duas imagens, são amplos, mas no das peças da coleção aparecem descontruídos. Contudo foram averiguadas divergências entre as duas imagens, como o comprimento das peças, bem como parte do corpo mais a mostra, como cabeça, pescoço, colo, braços e pernas. O formato do decote que aparece nas peças da coleção não são o mesmo utilizados pelas mulheres ashaninkas. O uso das listras é recorrente nas imagens, porém na coleção está disposta diferente. Os acessórios divergem nas duas figuras.

Publicado
2020-10-31
Cómo citar
STEIN, G.; MARQUES SANCHES DOCKHORN, D. C.; DA SILVA MELLO DOCKHORN, M. MODA ÉTNICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 oct. 2020.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo