CURRÍCULOS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

  • Fabio Gomes da Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Denise Ribeiro Mendonça Maldonado Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Antônio Sérgio Eduardo Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • José Soares Ribeiro Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

O presente texto apresenta percurso de investigação sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, de forma especial, contempla as políticas curriculares consideradas inovadoras por expressarem as recomendações e exigências da ONU, das entidades internacionais voltadas à educação contábil, das entidades de classe CFC e FBC quanto aos modelos propostos da “Matriz Curricular para Cursos de Ciências Contábeis” e do “Currículo Mundial”. Tal proposição está fundada na busca por informações de como se pensa e propõe disciplinas acadêmicas, particularmente quanto à fundamentação dos aspectos técnicos, aspectos humanistas, éticos e aspectos científicos acerca da eleição e distribuição das disciplinas e dos conhecimentos contábeis necessários a formação profissional do contador. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análises dos documentos emitidos pelos órgãos que atuam na educação contábil, o trabalho apresenta conjunto de reflexões decorrentes de discursos que privilegiam essencialmente a formação profissional. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, inferimos que os modelos propostos intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho/empregabilidade, com a ideia do futuro profissional, apto a acompanhar a tendência mundial: mais qualificado e dotado de visão mais ampla e globalizada.

Biografía del autor/a

Fabio Gomes da Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Ciências Contábeis desde 2011,

Servidor Público Federal desde 05 de setembro de 2016;

Chefe e Gestor Financeiro do Programa de Assistência à Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 24 de novembro de 2017;

Pós-Graduando em Direito `Público (2020).

Publicado
2020-10-31
Cómo citar
DA SILVA, F. G.; RIBEIRO MENDONÇA MALDONADO, A. D.; SÉRGIO EDUARDO, A.; SOARES RIBEIRO, J. CURRÍCULOS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 oct. 2020.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo