CURRÍCULOS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Resumen
O presente texto apresenta percurso de investigação sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, de forma especial, contempla as políticas curriculares consideradas inovadoras por expressarem as recomendações e exigências da ONU, das entidades internacionais voltadas à educação contábil, das entidades de classe CFC e FBC quanto aos modelos propostos da “Matriz Curricular para Cursos de Ciências Contábeis” e do “Currículo Mundial”. Tal proposição está fundada na busca por informações de como se pensa e propõe disciplinas acadêmicas, particularmente quanto à fundamentação dos aspectos técnicos, aspectos humanistas, éticos e aspectos científicos acerca da eleição e distribuição das disciplinas e dos conhecimentos contábeis necessários a formação profissional do contador. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análises dos documentos emitidos pelos órgãos que atuam na educação contábil, o trabalho apresenta conjunto de reflexões decorrentes de discursos que privilegiam essencialmente a formação profissional. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, inferimos que os modelos propostos intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho/empregabilidade, com a ideia do futuro profissional, apto a acompanhar a tendência mundial: mais qualificado e dotado de visão mais ampla e globalizada.