EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR

Um estudo sobre a perspectiva discente

Resumen

Diante do atual cenário socioeconômico, influenciado pela pandemia de COVID-19, promover estudos que versem sobre o empreendedorismo impõe à academia uma apurada análise, no que remete às imbricações envolvendo não apenas as características e o comportamento do sujeito empreendedor, mas, sobretudo, em que condições o espírito empreendedor se sobressai. A adoção de instrumentos pedagógicos e a implementação de situações práticas que tornem o ensino de empreendedorismo atraente para os discentes de Cursos de Graduação representam um procedimento necessário visando não apenas à sua formação, mas também ao estímulo ao empreendedorismo. O objetivo da pesquisa foi descrever como os estudantes de Administração percebem e avaliam a Educação Empreendedora no processo de formação acadêmica e em que medida a relação ensino-aprendizagem pode contribuir na decisão em empreender. A pesquisa tem abordagem quantitativa, natureza descritiva e utiliza como técnica de pesquisa o survey. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado, com a aplicação da Escala de Intensidade Likert de cinco pontos, encaminhado aos estudantes do 7º e do 8º períodos e a egressos, via plataforma Google Forms. Foi possível identificar que os estudantes têm perfil empreendedor e reconhecem a importância da Educação Empreendedora na formação acadêmico-profissional.

Biografía del autor/a

Carla Patricia de Sousa Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Bolsista de Iniciação Científica - IC, CNPq 2020-2021, por meio do PIBIC/UFPI/CNPq - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica.

 

Etnny Coelho de Sá Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 8 (oito) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. É membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, pólo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Há 04 (quatro) anos é membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Extensão e de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde maio de 2018. É membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Há 3 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Há 03 (três) anos é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas.

Publicado
2021-10-08
Cómo citar
SILVA, C. P. DE S.; PEREIRA, E. C. DE S.; GUIMARÃES, J. DE C. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 oct. 2021.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo