A TRAJETÓRIA DE ÁLVARO SIZA E SUAS PRIMEIRAS PRÁTICAS

Resumo

Esse estudo apresenta uma síntese sobre o início da carreira do arquiteto português Álvaro Siza. Desse modo, o trabalho pretende contribuir para um maior entendimento das decisões projetuais do arquiteto, sua evolução projetual, a materialidade utilizada e como esses projetos se relacionam com o sítio de implantação. O recorte temporal definido engloba as décadas de 1940 até o final da década 1960, período em que Siza ingressa na faculdade, se forma e inicia no campo arquitetônico. Por meio desse estudo foi possível identificar a completude de suas soluções construtivas, a valorização e inserção de características locais e topológicas em seus projetos e o primor que isso implica no todo construído. Também se percebe a influência do regionalismo crítico em seus projetos. Álvaro Siza constrói sua carreira sem a definição de uma linguagem pré-estabelecida, repetições formais ou uso de materiais de forma intensa. O arquiteto encontra em cada projeto uma oportunidade de integrar sua arte ao local, refletida no conjunto de suas obras as relevâncias que são únicas aquela situação projetual.

Biografia do Autor

Fabiane Vieira Romano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção (Projeto de Produto) pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (Gestão do Design e do Produto) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Desenho Industrial. Atua junto ao Curso de Desenho Industrial e ao Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produto, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projeto, gerenciamento de projetos, gestão do design e sistematização de processos.

Ana Elisa Moraes Souto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Mestre em Tecnologia da Construção e Urbanização, Orientação Lúcia Mascaró (PROPAR/UFRGS, 2002) Doutora em Arquitetura na área de Teoria História e Crítica.Tese: Projeto Arquitetônico e a relação com o lugar nas obras de Paulo Mendes da Rocha 1958-2000. Orientação: Ph.D. Arq. Edson da Cunha Mahfuz (PROPAR/UFRGS, 2010). Professora universitária desde 2000. Docente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo /Adequação Ambiental /Teoria da Arquitetura, Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul, (UFSM/CS, 2019). Coordenadora dos projetos de pesquisa: Laboratório de Investigação projetual e Habitar moderno em Cachoeira do Sul (L.I.P), O projeto como objeto de investigação, META-Grupo de Modelagens e Tecnologias Aplicadas. Líder dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ: PROJE_ARQ/ PROJECON_ARQ/ L.I.P: Laboratório de Investigação projetual. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Processo de Projeto Arquitetônico, Arquitetura Moderna e Contemporânea.

Publicado
2021-10-02
Como Citar
DE CONTO, V.; VIEIRA ROMANO, F.; MORAES SOUTO, A. E. A TRAJETÓRIA DE ÁLVARO SIZA E SUAS PRIMEIRAS PRÁTICAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 2 out. 2021.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo