DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS
O serviço remoto emergencial e as dificuldades enfrentadas por servidores públicos federais idosos
Resumen
A pesquisa tem como objetivo geral, com o auxílio do método PRISMA na condução de uma revisão sistemática, identificar quais ações a Administração Pública Federal está promovendo para desenvolver as competências tecnológicas necessárias à integração de servidores idosos no serviço remoto emergencial. Para tanto, foram analisados artigos em língua inglesa, no intuito de verificar fatores apontados como desafios e dificuldades no uso de tecnologias por pessoas idosas. As bases de dados selecionadas para coleta dos artigos foram Scielo, Scopus e Web of Science. Foram determinados os termos de busca com a combinação das palavras ‘elderly’ and ‘technology’ and ‘difficulty’. A construção do portfólio bibliográfico foi realizada de forma sistematizada, procedimento que possibilitou a seleção inicial de 26 artigos. O uso de planilha do Excel viabilizou análise bibliométrica que gerou a seleção final de 18 artigos. Da pesquisa, constatou-se que as ações promovidas pelo Governo Federal são insuficientes e não consideram as possíveis limitações dos trabalhadores idosos. Ao lado disso, há também foco na aquisição de conhecimentos técnicos para manuseio de ferramentas digitais, mas sem haver a criação de ambientes estimuladores de habilidades e atitudes nesse segmento.