PET CONSCIENTIZA

cultura e resistência indígena

  • Vanessa Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marta Helena de Ávila Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Nilda de Andrade da Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jennyffer Halinne Garcia Venâncio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

O presente relato objetiva apresentar a atividade “PET Conscientiza: Cultura e Resistência Indígena” do Grupo PET Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus Naviraí. A ação, articulando ensino, pesquisa e extensão, foi realizada a partir de um encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Sociedade e Políticas (GEPESP); uma visita ao Tekoha Mboreviry, em Naviraí; um encontro do Cine PET; bem como uma entrevista com uma acadêmica, indígena da etnia Guarani/Kaiowá, do curso de Pedagogia na UFMS/CPNV; além de postagens nas redes sociais do Grupo. Os estereótipos e preconceitos em torno da temática, assim como o desconhecimento e a apatia da população não-indígena em relação à causa indígena são os principais desafios da atividade. Considera-se que esta foi extremamente positiva, dado que possibilitou ao Grupo e demais participantes das diferentes etapas aprendizados não somente no sentido mais amplo sobre a cultura e a resistência indígena no país, mas também no contexto mais local, no estado do MS e na cidade de Naviraí; além da experiência de conhecer, para além da teoria, como se dá na prática a luta dos indígenas pela garantia de seus direitos constitucionais.

Publicado
2022-11-03
Cómo citar
GARCIA, V.; ÁVILA , M. H. DE; REIS, M. DAS G. F. DE A. DOS; SANTOS, N. DE A. DA C. DOS; SILVA, J. H. G. V. DA. PET CONSCIENTIZA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Sección
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo