PENSAR A EDUCAÇÃO COM A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE

Construção de instrumento metodológico para um inventário do(a)s artistas e artesã(o)s de Naviraí/MS

  • Erika Natacha Fernandes Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daiane Crepaldi Pereira

Resumen

Este texto está vinculado às investigações do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (UFMS/CNPq) e tem como objetivos  apresentar uma pesquisa que buscou visibilizar em que medida Naviraí/MS possui registros, e elabora pensamentos, sobre a arte e a produção cultural da cidade, e proceder à construção de um questionário, passível de ser aplicado junto a diferentes públicos-alvo, com vistas a identificar pessoas e grupos que lidam com arte, movimentos culturais e artesanato em Naviraí/MS. A metodologia da pesquisa abarcou uma etapa de estudos bibliográficos e uma etapa voltada para a construção do questionário, enquanto importante instrumento de pesquisa social. As análises de livros que versam sobre a cidade de Naviraí, e uma conversa com servidoras da cultura no município, evidenciaram que não há registros consistentes sobre a arte, o artesanato e os artistas/artesãos da cidade; a memória de Naviraí é sustentada, majoritariamente, com base em narrativas sobre a colonização e sobre o crescimento agro-econômico do município. Para além da apresentação do questionário, os resultados da pesquisa reforçam a importância da valorização, e da visibilidade, da história e das produções artísticas e culturais de Naviraí/MS, inclusive para que se possa pensar fins, processos e organizações na educação.

Publicado
2022-11-12
Cómo citar
ANDRADE, E. N. F.; PEREIRA, D. C. PENSAR A EDUCAÇÃO COM A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo