AÇÕES ESTRATÉGICAS UTILIZADAS POR EMPRESAS BRASILEIRAS E COLOMBIANAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19
Resumen
O estudo tem por objetivo identificar as ações estratégias utilizadas pelas pequenas e médias empresas do Brasil e da Colômbia, diante da pandemia Covid-19. A amostra do estudo é formada por 51 empresas brasileiras e 31 empresas colombianas, a coleta de dados foi realizada por meio de visitas com aplicação de questionários. Os resultados indicam que as ações estratégicas utilizadas pelas empresas da amostra se referem principalmente as ações de marketing (publicidade em mídia digital e uso de ferramentas digitais), bem como ações relacionadas à gestão de pessoas (incluindo demissão de pessoal, alteração nos salários, suspensão de contratos de trabalho, trabalho por turnos, antecipação de férias), e também a inserção de serviços de delivery (entrega de produtos/alimentação). A maioria das empresas indica não ter recebido ajuda governamental. De forma geral, os achados indicam ações estratégicas similares entre as pequenas e médias empresas brasileiras e colombianas.