EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

principais conceitos a partir da abordagem curricular de Reggio Emilia

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade compreender alguns conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz da abordagem curricular de Reggio Emilia. A proposta está fundamentada em Estudos Bibliográficos e terá como foco trazer os conceitos presentes na abordagem Reggio Emilia de criança e infância, espaço e tempo, relação e interação para então buscarmos compreender a proposta descrita para a Etapa da Educação Infantil na BNCC/2018, a partir desses conceitos. Com base na literatura utilizada, percebeu-se que, assim como a abordagem de Reggio Emilia, a BNCC também enxerga a criança como sujeito ativo e participante de seu processo de ensino e aprendizagem, estimulando suas diferentes linguagens, valorizando a interação e brincadeira para seu processo de desenvolvimento, no entanto, esse documento apresenta uma visão instrumental de organização curricular, vinculada a um modelo neoliberal e fundamentada na concepção de competências, que contribui para homogeneização e limitação do trabalho docente.

Biografía del autor/a

Caroline de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Matemática com habilitação em Física pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Três Lagoas. 

Fernanda Cristina Martins Martti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Três Lagoas.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010) com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis. Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação.

Publicado
2022-11-12
Cómo citar
DE OLIVEIRA ROCHA, C.; MARTINS MARTTI, F. C.; DA SILVA CUNHA NOGUEIRA, I. EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo