GESTÃO AMBIENTAL

Análise das Práticas Adotadas por Empresas do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

  • Marcelo Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
  • Sibelly Resch UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumen

O Brasil é um dos maiores mercados no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) do mundo e trata-se de um segmento em expansão. Se os resultados econômicos são positivos para o setor, as suas atividades produtivas causam impactos ao meio ambiente. O estudo partiu da questão norteadora: quais ações e práticas são desenvolvidas pelas empresas do setor de HPPC visando à diminuição dos impactos ambientais das suas operações? Como objetivo, delimitou-se identificar as práticas de Gestão Ambiental de quatro empresas que atuam no setor de HPPC explicitadas nos relatórios de sustentabilidade de 2019 publicados em seus portais de internet. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com fonte de dados documental (relatórios de prestação de contas e transparência das empresas). Os resultados indicam que as organizações estudadas desenvolvem ações visando diminuição do consumo de água, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), diminuição no consumo de energia e adoção de fontes de energia renováveis, minimização dos resíduos bem como ações que contribuem melhorar a logística reversa e a reinserção dos resíduos no ciclo produtivo ou reaproveitamento de materiais, otimização das embalagens e ações voltadas para a diminuição do desmatamento e conservação da biodiversidade.

Biografía del autor/a

Sibelly Resch, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutora em Administração (USCS/2016), Mestre em Administração (2010), Administradora (2008) (UMESP/SP), Técnica em Alimentos (CEFET/PR - 1998). Desde 2016 é professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV). É atualmente presidente da comissão setorial de extensão do Campus de Naviraí, membro do Conselho Superior de Cultura, Esporte e Extensão da UFMS e participa de outras comissões e órgãos colegiados como do NDE do Curso de Administração, da CEC do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia (EaD), entre outros. Foi coordenadora do MBA em Gestão de Negócios (UFMS/CPNV - 2017/2019). Atuou como tutora (2009 a 2011) e docente presencial e a distância (2012 a 2016) na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP -2009 a 2016), coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD (UMESP - 2013 a 2016), coordenadora do Curso de Segurança Pública (UMESP - 2015 a 2016). Atuou como tutora da especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP/ UAB/UNIFESP -2015/2016) e como professora formadora dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão da Educação Pública (PNAP/ UAB/UNIFESP - 2018). É avaliadora de periódicos e eventos, líder Adjunta de Artigos Aplicados no SEMEAD e foi coordenadora da comissão científica do EIGEDIN (2017 a 2021), foi editora e posteriormente editora adjunta da Revista Eletrônica Gestão e Serviços (REGS/UMESP), é editora adjunta da Revista Internacional de Debates em Administração & Públicas (RIDAP/UNIFESP). Possui experiência de mais de 8 anos no mercado, tendo atuado em empresas de pequeno, médio e grande porte. Temas de pesquisa: Inovação, Política Científica e Tecnológica, Desenvolvimento local/regional, Empreendedorismo, Comércio e Serviços; Desenvolvimento Sustentável, Administração Pública

Publicado
2022-11-03
Cómo citar
SANTANA, M. S.; RESCH, S. GESTÃO AMBIENTAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Sección
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo