BUSINESS INTELLIGENCE E DASHBOARDS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

uma revisão sistemática da literatura

  • Isaias Scalabrin Bianchi
  • Juliana de Bona Garcia Vendruscolo
  • Andrey Anderson dos Santos
  • Cheryl Maureen Daehn Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

A necessidade de consolidar a informação extraída a partir de diversas fontes de dados é comum na maioria das organizações, o que promoveu os sistemas de business intelligence (BI) e dashboards a uma posição de destaque. Entretanto, há poucos estudos sobre a aplicação de BI e dashboards na educação superior. Este estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre as pesquisas de BI e aplicação de dashboards em instituições de educação superior.  A busca foi realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science. Em primeiro lugar, os resultados deste estudo foram a identificação de vinte e um tópicos de pesquisa da aplicação de BI em instituições de educação superior, sendo os principais tópicos: Learning analytics, Acadêmico/Ensino, Pesquisa e desenvolvimento, Financeiro e Biblioteca. Em segundo lugar, identificou-se seis tipos de artefatos relacionados a BI: modelo, framework ou metodologia; arquitetura; modelo dimensional do DW; indicadores; dashboard; Protótipo ou sistema e Ferramentas. Os artefatos auxiliam resolver problemas organizacionais. Este estudo traz contribuições para a área de ciências da informação e subáreas como de ciência da computação e comunicação com a identificação de gaps na literatura em que futuras pesquisas merecem maior atenção e tem potencial de serem exploradas.

Publicado
2022-11-14
Cómo citar
SCALABRIN BIANCHI, I.; DE BONA GARCIA VENDRUSCOLO, J.; ANDERSON DOS SANTOS , A.; DAEHN, C. M. BUSINESS INTELLIGENCE E DASHBOARDS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Sección
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos