A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO PANDÊMICO

reflexões a partir de uma escola rural em Itaquiraí/MS

Resumen

Este artigo tem por objetivo identificar os desafios enfrentados pela escola no durante o período em que o ensino presencial foi suspenso, ou seja, os dois anos efetivos de pandemia, quando houve a implementação do ensino remoto, procedimento em que os alunos passaram a ser ensinados por meio de plataformas digitais. Trata-se de uma pesquisa de campo, com questionários semiestruturados realizados com integrantes de uma escola rural localizada no município de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul. Na pesquisa de campo foi realizado levantamento por meio da aplicação de questionários ao diretor da escola, a uma professora e uma mãe de aluno. A análise realizada com os dados coletados mostram que, apesar da Educação do Campo ter progredido muito nas últimas décadas, ela ainda se encontra à sombra de curriculos marjoritariamente urbanos. A pesquisa revelou também, enormes dificuldades de acesso por parte de estudantes, professores e gestor às ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas do ensino à distância, como: internet, computador e letramento digital.

Biografía del autor/a

Aldenor da Silva Ferreira, Professor Adjunto I na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Eu me chamo Aldenor da Silva Ferreira, sou Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2005). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação também da UFAM (2006) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2009). Em 2010 fui vencedor do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo consciente na Categoria Econômico -Tecnológica, em 2014, fui vencedor na Categoria Social. Por 4 anos fui pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Fiz estágio doutoral no Department of South & South East Asian Studies, University of Calcutta em 2013, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Concluí o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2016. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando os seguintes temas: ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, campesinato, agricultura familiar, assentamentos rurais e história da agricultura, com ênfase na imigração japonesa e sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura no Brasil. Atualmente, sou Professor Adjunto I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Naviraí.

Publicado
2022-11-14
Cómo citar
DA SILVA MATOS, L.; FERREIRA, A. DA S. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO PANDÊMICO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo