A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO PANDÊMICO
reflexões a partir de uma escola rural em Itaquiraí/MS
Resumen
Este artigo tem por objetivo identificar os desafios enfrentados pela escola no durante o período em que o ensino presencial foi suspenso, ou seja, os dois anos efetivos de pandemia, quando houve a implementação do ensino remoto, procedimento em que os alunos passaram a ser ensinados por meio de plataformas digitais. Trata-se de uma pesquisa de campo, com questionários semiestruturados realizados com integrantes de uma escola rural localizada no município de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul. Na pesquisa de campo foi realizado levantamento por meio da aplicação de questionários ao diretor da escola, a uma professora e uma mãe de aluno. A análise realizada com os dados coletados mostram que, apesar da Educação do Campo ter progredido muito nas últimas décadas, ela ainda se encontra à sombra de curriculos marjoritariamente urbanos. A pesquisa revelou também, enormes dificuldades de acesso por parte de estudantes, professores e gestor às ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas do ensino à distância, como: internet, computador e letramento digital.