AS DEMANDAS NÃO TIRAM FÉRIAS NEM SE APOSENTAM
estudo sobre a gestão do conhecimento na Administração Pública com ênfase nas resoluções do Conselho Superior da Justiça do Trabalho
Resumo
O objetivo geral deste artigo é realizar levantamento nas resoluções do CSJT sobre a utilização da Gestão do Conhecimento (GC) como ferramenta para a continuidade da prestação de serviço interno e externo mesmo com ausência de servidores. A revisão teórica apresenta reflexões sobre a gestão pública, a gestão do conhecimento, a gestão por competências como propulsora da GC e as hipóteses de ausência de servidores públicos. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com utilização de estudo de caso como estratégia. Foram identificadas a publicação de 295 resoluções no período de 2005 a 202, das quais oito foram analisadas por estarem adequadas aos critérios do estudo. O resultado da pesquisa descreve os mecanismos de construção do conhecimento, levanta os aspectos da gestão de pessoas por competência e identifica as estratégias de GC presentes nas normas analisadas. Concluiu-se que não há regulamentação da GC em resolução específica, mas sim como aspecto contido em outras resoluções. Dessa forma, recomenda-se estudo sobre o nível de maturidade da GC no Poder Judiciário, pesquisa sobre a ameaça causada pela ausência de GC para a gestão administrativa da Justiça do Trabalho, consequentemente a regulamentação da GC na Justiça do Trabalho pelo CSJT.