RELATO DE PRÁTICA

como promover a gestão na prática em sala de aula?

  • Isadora Bacha Lopes UFMS/ Professora adjunta

Resumen

Em 2021, o projeto "Gestão na Prática" em resposta à pandemia, aproveitou as redes sociais para promover Lives sobre o cotidiano organizacional, extrapolando os limites geográficos e enriquecendo o contato com gestores de diversas regiões. Com o término das aulas remotas, os alunos tornaram-se protagonistas. Foi desenvolvida uma proposta prática que permitiu aos alunos vivenciar a gestão, contando com abordagens como Business Model Canvas, Design Thinking e Effectuation, além de incorporar elementos de programas de trainee e competições de inovação. Essas metodologias, foram aplicadas em um projeto desafiador que conduziu os estudantes pelo ciclo completo de vida de um produto. Ancorado no movimento "Faça Você Mesmo", o projeto incentivou os alunos a explorarem suas habilidades manuais e a desenvolverem soft skills. Eles foram instigados a pensar criativamente, resolver problemas de forma inovadora e trabalhar de maneira colaborativa. Durante o semestre, prototiparam e testaram suas ideias, integrando essas experiências práticas ao currículo para cultivar habilidades administrativas e fomentar uma atitude empreendedora, preparando-os para os desafios do mercado e para contribuir com a comunidade. Os alunos não só assimilaram a teoria, mas também a aplicaram, adquirindo confiança e competência para iniciar seus próprios empreendimentos ou para contribuir significativamente em organizações existentes.

Publicado
2024-05-20
Cómo citar
BACHA LOPES, I. RELATO DE PRÁTICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 20 may 2024.
Sección
EIXO 4 - Relato de Prática - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo