AMBEV

uma análise estratégica sob a ótica da SWOT e das Cinco Forças de Porter

  • Karine Letícia Francisquette Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alessandro Silva de Oliveira
  • Richardson Coimbra Borges
  • Georgiana Luna Batinga
  • Matheus Alberto Rodrigues Silva

Resumen

O mercado atual está cada vez mais globalizado, com isso as empresas estão buscando vantagens competitivas para permanecerem atuantes e eficientes. Competir com estratégia bem definida se torna cada vez mais exigido pelos acionistas, já que as relações da empresa com seus stakeholders assumem um papel importante na gestão da empresa. A indústria cervejeira enfrenta intensa concorrência, impulsionando empresas a buscar estratégias para diferenciar-se e manter vantagem competitiva. Compreender potencialidades e fragilidades, identificar oportunidades e ameaças que a empresa enfrenta no mercado, é de extrema importância no cenário em constante transformação. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é descrever algumas das estratégias competitivas utilizadas pela empresa Ambev aplicando duas técnicas consolidadas na literatura de estratégia, sendo elas a Análise SWOT e as Cinco Forças de Porter. Essa é uma pesquisa exploratória e descritiva, fundamentada nos moldes de uma pesquisa qualitativa. Os dados coletados são de característica secundaria, foram abstraídos do site institucional da empresa estudada e sites correlatos. Diante de tal análise do mercado cervejeiro é possível identificar que a Ambev se destaca no seu setor de atuação, por possuir vantagem competitiva em alguns dos indicadores de Porter e também por se mostrar empenhada em inovação e liderança em custos.

Publicado
2024-05-28
Cómo citar
FRANCISQUETTE, K. L.; SILVA DE OLIVEIRA, A.; COIMBRA BORGES, R.; LUNA BATINGA, G.; ALBERTO RODRIGUES SILVA, M. AMBEV. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 28 may 2024.
Sección
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios