Mapa de actores de la red de valor, lógica dominante de servicios y cocreación de valor en salud
Resumen
Objetivo: Analisar, a partir de mapas mentais de redes de relacionamento, as relações entre a Lógica Dominante de Serviço (LDS) e a Cocriação de Valor (CCV), identificadas em Ecossistemas de Serviços em Saúde (ESS) de Instituições de Ensino Superior (IES) de São Paulo.
Originalidade: Utilizar a metodologia Mapa do Ator da Rede deValores (MARV) para associar os mapas mentais de redes de relacionamento aos conceitos de LDS e CCV em IES que prestam serviços de saúde à comunidade.
Metodologia: Um formulário semiestruturado de natureza qualitativa foi aplicado a 50 atores: pacientes, gestores, professores, alunos e funcionários das IES.
Resultados: Os mapas mentais, expressos pelas redes desenhadas pelos atores, permitiram identificar relações entre a LDS e a CCV, em ESS das IES analisadas.
Conclusões: Este estudo contribui para a gestão dos serviços de saúde à população e para o aprimoramento do referencial teórico, ao utilizar a metodologia MARV, ao associar os Mapas Mentais das redes de relações entre os atores dos Ecossistemas de Serviços em Saúde, aos conceitos da Lógica Dominante de Serviço e Cocriação de Valor.
Palavras-chave: Redes Organizacionais; Mapa do Ator da Rede de Valores; Ecossistemas de Serviços de Saúde; Cocriação de valor; Lógica Dominante de Serviço.