PERFIL DOS DOCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

  • Gustavo Henrique Shaustz Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Geiziane Bento Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Emanoel Marcos Lima
  • Marcielle Anzilago

Resumen

O investimento em programas de pós-graduação favorece o avanço da contabilidade no âmbito acadêmico e empresarial. Desse modo, torna-se relevante identificar o perfil dos docentes que atuam nesses programas, sob a ótica da teoria do capital humano, a qual explica que o investimento na educação gera retornos à sociedade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil dos docentes de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil, no período de 2021 e 2022. Foi realizado um estudo com característica documental e qualitativa, com a utilização da plataforma Lattes para coleta de dados dos docentes; ao todo 371 docentes fizeram parte da amostra. Os resultados apontam que o gênero
masculino ainda possui maior predominância. A maioria dos professores cursaram doutorado em instituição pública e participam de projetos de pesquisas. Identificou-se, que a grande parte das pesquisas científicas nos quais esses professores participaram foi publicada em revistas qualificadas com Qualis “A”, o que demonstra qualidade significativa desses estudos. Esta pesquisa contribui para um levantamento das principais características dos docentes de
determinados programas, para o desenvolvimento de políticas públicas, bem como contribui para o avanço da ciência no âmbito contábil, pois o investimento na educação gera retornos ao país.

Publicado
2024-05-15
Cómo citar
SHAUSTZ BARBOSA, G. H.; BENTO GOMES, G.; LIMA, E. M.; ANZILAGO, M. PERFIL DOS DOCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 may 2024.
Sección
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos