POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL

estudo de teses e dissertações

  • Tamirys Ferreira de Santana UFMS

Resumen

O artigo apresenta uma análise das políticas de carreira e remuneração de docentes da rede pública estadual de educação básica em Mato Grosso do Sul, no período de 2014 a 2023, em um contexto de transformações políticas e ideológicas no Brasil. Realizado por meio de levantamento no Portal de Periódico da CAPES, reuniu três dissertações. Os resultados destacam a influência de marcos legais nacionais na valorização de docentes no âmbito da carreira e remuneração; a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação como mecanismo de financiamento essencial para a educação básica e a importância dos tensionamentos gerados pela categoria docente por meio da associação sindical. O estudo evidencia a complexidade e os desafios associados à valorização de docentes, considerando as variáveis políticas, legais e sociais que influenciam as políticas educacionais no estado.

Publicado
2024-05-14
Cómo citar
SANTANA, T. F. DE. POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 14 may 2024.
Sección
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas