INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
uma revisão sistemática da literatura
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar o estado da arte da produção científica sobre Inteligência Emocional e Competências Socioemocionais de professores universitários. Foi utilizado uma revisão sistemática da literatura conduzida conforme a metodologia PRISMA, que consiste em uma lista de itens a serem seguidos como protocolo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio das bases Periódico Capes, Web Of Science, Scopus e Science Direct, entre os meses de setembro e outubro de 2023 e com recorte temporal de dez anos (2013-2023) e após critérios de exclusão, restaram 10 artigos que foram investigados. Foi evidenciado que a inteligência emocional é um fator crucial no desempenho socioemocional dos professores universitários, afetando tanto a sua eficácia em sala de aula quanto o seu bem-estar geral. Foi constatado que professores com altos níveis de inteligência emocional tendem a criar ambientes de aprendizagem mais positivos, são mais resilientes ao estresse e possuem melhor comunicação e interação com os alunos. Além disso, diferenças culturais significativas foram observadas, indicando que a inteligência emocional e as competências socioemocionais são influenciadas pelo contexto sociocultural em que os professores estão inseridos.