INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

uma revisão sistemática da literatura

  • Vinícius de Almeida Ribeiro Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Elisabeth de Oliveira Vendramin https://orcid.org/0000-0002-9082-2256
  • João Henrique de Souza
  • Susana Cipriano Dias Raffaelli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Rildon Vaz da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o estado da arte da produção científica sobre Inteligência Emocional e Competências Socioemocionais de professores universitários. Foi utilizado uma revisão sistemática da literatura conduzida conforme a metodologia PRISMA, que consiste em uma lista de itens a serem seguidos como protocolo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio das bases Periódico Capes, Web Of Science, Scopus e Science Direct, entre os meses de setembro e outubro de 2023 e com recorte temporal de dez anos (2013-2023) e após critérios de exclusão, restaram 10 artigos que foram investigados. Foi evidenciado que a inteligência emocional é um fator crucial no desempenho socioemocional dos professores universitários, afetando tanto a sua eficácia em sala de aula quanto o seu bem-estar geral. Foi constatado que professores com altos níveis de inteligência emocional tendem a criar ambientes de aprendizagem mais positivos, são mais resilientes ao estresse e possuem melhor comunicação e interação com os alunos. Além disso, diferenças culturais significativas foram observadas, indicando que a inteligência emocional e as competências socioemocionais são influenciadas pelo contexto sociocultural em que os professores estão inseridos.

Publicado
2024-05-15
Como Citar
SILVA, V. DE A. R.; VENDRAMIN, E. DE O.; SOUZA, J. H. DE; RAFFAELLI, S. C. D.; SILVA, R. V. DA. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 maio 2024.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos