DOIS OLHARES SOBRE A BOLSA PERMANÊNCIA NA UFMS: da relação entre tutores e bolsistas à efetividade da ação para egressos
Resumo
O presente artigo buscou apresentar e refletir sobre o resultado de dois projetos iniciação científica desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e que investigaram ações afirmativas desenvolvidas na Universidade. Os objetivos foram elencados respectivamente da seguinte forma: compreender as características da relação entre tutor e bolsista na ação bolsa permanência na UFMS e, analisar o impacto da bolsa permanecia para acadêmicos egressos que usufruíram do benefício. Os procedimentos metodológicos utilizados, em ambas as pesquisas, pautaram-se pela abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, procedimentos bibliográficos e estudos de casos. Os resultados apontam para a necessidade de maior discussão no meio acadêmico sobre as questões abordadas pelas duas pesquisas, ao mesmo tempo, evidenciaram a importância do trabalho do professor para permanência do acadêmico na UFMS. Da mesma forma, constatou que a ação bolsa permanência tem cumprido seu papel de dar condições mínimas de permanência ao acadêmico na instituição.