ESTUDO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA CONTROLADORIA EM SÃO VICENTE/SP

  • Tereza da Silva Homem Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Prefeitura Municipal de São Vicente/SP
  • Sibelly Resch Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

A controladoria pode ser um importante aliado do gestor público, não somente no cumprimento dos aspectos legais, mas também no cumprimento de objetivos visando melhorar os resultados na gestão da coisa pública. O problema dessa pesquisa originou-se a partir do seguinte questionamento: Como a controladoria de São Vicente/SP está estruturada? O objetivo deste trabalho é analisar a reestruturação da controladoria no município de São Vicente (SP) visando levantar os aspectos legais, as contribuições que a controladoria pode trazer para o município, suas características e as dificuldades para sua implantação.  Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e exploratório, com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que as funções da controladoria ainda não são executadas plenamente pelos municípios. Em São Vicente, a reestruturação da controladoria realoca as funções da mesma para outra secretaria, cabendo ao controlador um papel restrito ao controle de documentos e à prestação de contas ao tribunal. 

Biografía del autor/a

Tereza da Silva Homem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Prefeitura Municipal de São Vicente/SP
Especialista em Gestão Pública Municipal (UNIFESP); Funcionária da Prefeitura Municipal de São Vicente/SP
Sibelly Resch, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada e Mestre em Admininstração (UMESP)

Doutora em Administração (USCS)

Professora do Curso de Administração da UFMS/CPNV

Citas

ARAÚJO, M. P. N.; SILVA, M. C. S.. Controladoria na Gestão Pública Municipal: Definições e Atribuições do Controle Interno Aplicáveis na Prefeitura Municipal de Nísia Floresta – RN. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX , v. 13 ,n ° 1, 2015.

BEUREN, I. M.. O papel da Controladoria no processo de Gestão. In: Paulo Schmidt. Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookmann, p.15-38, 2002.

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal , 1988.

_______. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 maio 2000, Seção 1, p. 1.

________. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 mar. 1964, Seção 1, p. 2745. Retificação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 9 abr. 1964, p. 3195

CATELLI, A.. Controladoria: Uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 1.135, de 21 de novembro de 2008. Esta Norma estabelece referenciais para o controle interno como suporte do sistema de informação contábil, no sentido de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público. Disponível em: < http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001135> Acesso em: 30 mar. 2017.corrigir data na pesquisa online

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C.. Controladoria: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FREZATTI, Fábio. et al. Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, 2009.

GALDINO, J. A. et al. Controladoria Governamental E A Execução Da Auditoria Sob A Ótica Da International Organization Of Supreme Audit Institutions (Intosai): O Caso De Uma Prefeitura Do Norte Do Brasil. Gestão e Aprendizagem, v.1, n°1, 2012.

GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987.

JOSÉ FILHO, A. A importância do controle Interno na administração pública. Diversa, ano I, nº 1, pp. 85-99, jan./jun. 2008.

LUNKES, R. J. et al. Considerações sobre as funções da controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil da Fundação Unidade Regional de Blumenau. Blumenau, v. 5, p. 63-75, 2009.

OLIVEIRA, L. J.; PEREIRA, K.; FERREIRA, M. C. S.. Contribuição Da Controladoria No Processo De Transição De Mandato No Âmbito Da Gestão Pública Municipal. NATIVA – Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 5, n°1, 2016.

PINHO, José Antonio Gomes de; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português?. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 6, p. 1343-1368, Dec. 2009 .

REIS, L. G. et al. O processo de implementação da Controladoria Municipal: estudo de caso em dois municípios paranaenses. Anais do XV Congresso Brasileiro de Custos – Curitiba - PR, Brasil, 12 a 14 de novembro de 2008.

RODRIGUES, S.R.; BETIM, L. M.. A Controladoria em uma Entidade Pública: Um Estudo de Caso na Cidade de Ponta Grossa – PR. Revista Organização Sistêmica, v. 5, n.° 3,2014.

SILVA, C. A. G.; CROZATTI, J. A Demonstração do Resultado Econômico na Gestão de Políticas Públicas: Avaliação da Aplicabilidade Pelos Auditores da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de São Paulo. Revista de Contabilidade e Controladoria, v.5, n°2, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v5i2.28955

SILVA, L. M.. Contabilidade Governamental: um enfoque administrativo. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SLOMSKI, V.. Controladoria e governança na gestão pública. Paulo: Atlas, 2005.

____________. Manual de contabilidade pública. São Paulo: Atlas, 2003.

SOUZA, M. N.; SANTOS, J. A. N., SILVA, M. A. P. S. T.. Implementando a gestão pela Qualidade Total: O Caso da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART077.pdf (acesso em 20.03.2017).

VIANA, L. F.. A atuação da Controladoria Geral do Município Sob a Ótica dos Gestores: Um Estudo na Prefeitura Municipal de Manaus Florêncio Viana. Dissertação. Faculdade de Estudos Sociais – FES do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria – PPGCC da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 2016.

Publicado
2017-11-20
Cómo citar
HOMEM, T. DA S.; RESCH, S. ESTUDO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA CONTROLADORIA EM SÃO VICENTE/SP. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.