A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: um balanço da produção acadêmica

  • Nayanne Nascimento Silva UFGD

Resumen

RESUMO: Objetiva-se apresentar um balanço das produções acadêmicas no campo da história da educação que versam sobre a disciplina de “Educação Artística”. O balanço teve como base especialmente periódicos e anais de eventos da área de História da Educação. Como descritores de busca utilizou-se o termo “Ensino de Arte”, considerando as variações dos termos específicos: “educação artística”, “desenho”, “música” e “canto orfeônico”. O resultado do mapeamento permitiu uma análise quanti-qualitativa das pesquisas. Foram localizadas 19 produções que transitam pela disciplina de Educação Artística, seja no título, palavras-chave ou resumo. Dos locais de busca selecionados, o maior número de trabalhos foi encontrado na RHE da UFRGS com cinco publicações, em segundo lugar está a BDTD, com três publicações. Cabe destacar que entre os locais de busca selecionados, IBICT, CBHE, PPGL, PPGEdu/UFGD, PPGH, Domínio Público, ANPED- Centro Oeste, EHECO, além dos periódicos  RBE e CHE,  não foram encontradas nenhuma referência sobre o tema.  Tal mapeamento evidencia que, apesar do extenso trabalho de busca, são reduzidas as produções sobre a trajetória desta disciplina, principalmente no sul de Mato Grosso, tendo em vista que apenas uma produção trata da história dessa disciplina no Estado. 

Biografía del autor/a

Nayanne Nascimento Silva, UFGD
Artes Visuais

Citas

FERREIRA, Norma S. de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade. Ano XXII, n. 79, pp.257-272, ago., 2002.

FURLAN, Elisangela. Ensino de Educação Artística Durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: Impactos da Legislação educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2015.

____________.FIUZA, Alexandre Felipe. Ensino de Arte na Década de 70: As Diferentes Linguagens Visuais e sua influência na Formação Educacional do Sujeito. SCIELO, Universidade Estadual de Maringá, 2013.

JUNIOR, José Alberto de Andrade de Lima. História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de londrina (1946- 1971). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, 2009.

MAGALHÃES, Clarice Rego; AMARAL, Giana Lange do. A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição. Revista de História da Educação (RS), v. 14, n. 31, maio/ago, 2010.

MORAIS, José Jassuipe da Silva; FERREIRA, António Gomes Alves; SILVA, Rayane de Lima. Práticas Políticas Autoritárias no Brasil e o Estudo da Arte: Entre o Ensino Técnico Profissional e a Educação Artística (1964-1992). Revista Educação, Gestão e Sociedade, Faculdade Eça de Queirós, 2016.

MONTEIRO, Ana Nicolaça; SOUZA, Rosa Fátima. Educação musical e nacionalismo: a história do canto orfeônico no ensino secundário brasileiro (1930-1960). Revista História da Educação. Pelotas, v. 7, n. 13, 2003.

SILVA, Maria Betânia E. A inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, 2003.

____________. Escolarização da arte: dos anos 60 aos 80 do século XX (Recife-Pernambuco). Tese (doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

____________. Galvão, Ana Maria de Oliveira. Concepções de Arte na Educação. Revista HISTEDBR, On-line, Campinas, n.35, p. 141-159, set. de 2009.

SILVA, Maria Célia Leme da. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. Revista de História da Educação (RS), v. 18, n. 42, jan./abr, 2014.

SILVA, Maria Célia Leme da. Régua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria. Revista de História da Educação (RS), v. 18, n. 44, set.,/dez., 2014.

SILVA, Nayanne do Nascimento. Um olhar para o ensino da arte. II congresso de educação da Grande Dourados-FAED, Dourados, 2016.

SUBTIL Maria José Dozza. A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Rev. Bras. Hist. Educ, v. 12, n. 3, 2012.

TRINCHÃO, Gláucia. O conhecimento em desenho das escolas primárias imperiais brasileiras: o livro de desenho de Abílio César Borges. Revista de História da Educação (RS), v. 11, n. 23, set./dez, 2007.

Publicado
2017-11-20
Cómo citar
SILVA, N. N. A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: um balanço da produção acadêmica. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.