TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente
Resumo
Apesar da importância atribuída pelos autores à comunicação externa da empresa e tomando por base os diferentes tipos de organização, porte e ramos de atividade, questiona-se toda empresa precisa investir em comunicação empresarial externa? Para tentar entender a importância da comunicação externa e sua relação com os objetivos da empresa e com a satisfação dos clientes, optou-se por estudar um posto de combustíveis localizado na cidade de Naviraí-MS. Como resultados, evidenciou-se que os clientes estão satisfeitos com a empresa e que a empresa não tem como objetivo aumentar o fluxo de clientes, pois sua estrutura atual não permite essa expansão. Sendo assim, discute-se que, apesar da importância da comunicação empresarial adequada, é necessário saber quais os objetivos da empresa e se os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado.
Referências
BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.
DUARTE, J.; SILVA, H. D. Política de comunicação e gestão empresarial: a experiência da EMBRAPA. Organicom, v. 4, n. 6, 2007.
FERREIRA, P., MALHEIROS, Gustavo. Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05/2016. VitalBook file.