COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL POR MEIO DA IDENTIDADE VISUAL: o processo de proposição de mudança da logomarca para uma pequena empresa do ramo de papelaria

  • Wledenir Calgaro Faculdade Guairaçá
  • Joiceli dos Santos Fabrício Faculdade Guairaçá Universidade Positivo
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Rosely Scheffer Centro Universitário Integrado Universidade Positivo

Resumen

O objetivo do presente trabalho foi acompanhar o processo de proposição de mudança da identidade visual para a Ideal Papelaria, uma pequena empresa do ramo de papelaria. Para isso, o referencial teórico discutiu questões sobre a comunicação empresarial e a identidade visual. Como procedimentos metodológicos adotou-se um estudo de caso de cunho qualitativo descritivo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa e observação. Como resultados, pode-se observar que pequenas mudanças podem refletir uma atualização para a empresa, sem, contudo, onerar o empresário ou mudar totalmente sua identidade visual já consolidada. Por meio do briefing analisado, o empresário reiterou que a marca ficou mais leve, moderna e atraente. Essas pequenas mudanças também são importantes para frisar na mente do cliente a imagem de que a empresa está evoluindo e acompanhando as tendências atuais. Ademais, discute-se a necessidade de desenvolver a identidade visual nas pequenas empresas, principalmente em ramos competitivos.

Biografía del autor/a

Wledenir Calgaro, Faculdade Guairaçá
Graduação em Ciências Contábeis. MBA Executivo em Coaching, Liderança e Empreendedorismo
Joiceli dos Santos Fabrício, Faculdade Guairaçá Universidade Positivo
Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sócia de empresa jornalística (Correio do Povo do Paraná e jornal Extra Guarapuava). Palestrante e delegada do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), respondendo pela seccional de Laranjeiras do Sul, desde 2003. Professora dos cursos de graduação e pós graduação Faculdade Guairacá - Guarapuava-PR.
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Rosely Scheffer, Centro Universitário Integrado Universidade Positivo
Graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1993). Especialista em Redes de Computadores pela UNIPAR. Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Economia e Administração do Mercosul - ISAE/FGV. Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Coordenadora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Citas

Bahia, B. J. (1995). Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad.

Bogman, I. M. (2002). Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel.

Bueno, W. C. (2003). Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole.

Corrêa, P. S. A., Vieira, F. G. D., & Schart, E. R. (2016). A influência do marketing social corporativo na identidade corporativa: um estudo nas indústrias de alimentos do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38, 1, pp. 13-24.

Curvello, J. J. A. (2012). Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Casa das Musas.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2005). Handbook of Qualitative Research. (3a ed.). Califórnia.

Duarte, J., & Silva, H. D. (2007). Política de comunicação e gestão empresarial: a experiência da EMBRAPA. Organicom, 4, 6.

Fascioni, L. (2004). Quem sua empresa pensa que é? Revista Amanhã, 205, 19. Nov.

Ferreira, P., & Malheiros, G. (2016). Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05. VitalBook file.

Galão, F. P., & Crescitelli, E. (2015). Planejamento e implantação da comunicação de Marketing: uma análise comparativa entre teoria e prática. REGE, 22, 3, pp. 435-452.

Godoy, A. S. (2006). Estudo de caso qualitativo. In: C. K. Godoi, R. Bandeira-de-Mello, & A. B. Silva (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais (pp. 115-146). São Paulo: Saraiva.

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. (2018). Caderno Estatístico Município de Palmital. Recuperado em 16 abril 2018, de http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=85270

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). IBGE Cidades. Recuperado em 16 abril 2018, de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/palmital/panorama

Kunsch, M. M. K. (2006). Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In M. Marchiori (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional (pp. 167-190). São Caetano do Sul: Difusão Editora.

Martins, J. R. (2006). Branding: um manual para você criar, avaliar e gerenciar marcas. (3a ed.). São Paulo.

Nassar, P., & Figueiredo, R. (1995). O que é Comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense.

Peón, M. L. (2003). Sistemas de Identidade Visual. (3a ed.). Rio de Janeiro: 2AB.

Philips, P. L. (2007). Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher.

Ruão, T. (1999). A Comunicação Organizacional e a Gestão de Recursos Humanos: evolução e atualidade. Cadernos do Noroeste, 12, 1-2, pp. 179-194.

Scherer, F. V., & Sherer, G. B. (2015). Estudo de método projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, design da informação e orientação. Infodesign – Revista Brasileira de Design da Informação, 12, 2, p. 171-193.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (n.d.). Como montar uma papelaria. Recuperado em 16 abril, 2018, de http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-papelaria,f3987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

So, K. K. F., King, C., Hudson, S., & Meng, F. (2017). The missing link in building customer brand identification: The role of brand attractiveness. Tourism Management, 59, 640-651.

Strunck, G. L. (1989). Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa.

Strunck, G. L. (2001). Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. (2a ed.). Rio de Janeiro: Rio Books.

Thayer, L. (1976). Comunicação: fundamentos e sistemas. São Paulo: Atlas.

Torquato, F. G. R. (1985). Comunicação empresarial/Comunicação institucional: conceito, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus Editoral.

Wheeler, A. (2012). Design de Identidade da Marca. (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. (4a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Publicado
2018-12-05
Cómo citar
CALGARO, W.; FABRÍCIO, J. DOS S.; PEREIRA, J. A.; SCHEFFER, R. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL POR MEIO DA IDENTIDADE VISUAL: o processo de proposição de mudança da logomarca para uma pequena empresa do ramo de papelaria. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 5 dic. 2018.
Sección
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor