A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: uma revisão sistemática
Resumen
A internacionalização da educação superior tem se tornado cada vez mais um tema em discussão nos fóruns internacionais, principalmente nos últimos anos no Brasil. Diante disto, o presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica de estudos sobre internacionalização da educação superior no Brasil. Como fonte de pesquisa, utilizou-se a base de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) para a busca de artigos publicados sobre o tema, localizados no período de 2010 a 2017, tais artigos foram analisados por meio de uma revisão sistemática. Os resultados desta revisão sistemática demonstram que 92% dos artigos analisados tem uma abordagem de pesquisa qualitativa, sendo os métodos de coleta de dados mais recorrentes a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas e estudo de caso. De forma geral, chegou-se à conclusão que a internacionalização da educação superior no Brasil se mostra um campo de significativa relevância acadêmica, tanto para as universidades, quanto para a sociedade em geral, devido ao atual contexto de globalização e do ponto de vista científico é um campo fértil e que possui necessidade de pesquisas empíricas a fim de investigar questões latentes ao tema.
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