A MULHER GAMER: uma análise da presença das mulheres nos jogos virtuais

  • Aline Chancaré Garcia Gasoto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí
  • Telma Romilda Duarte Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Este estudo aborda o mundo dos jogos virtuais procurando abordar a crescente inserção da mulher dentro da cultura gamer. O objetivo foi analisar tanto as representações das personagens femininas dentro dos jogos digitais, como as relações entre homens e mulheres nesse meio. A pesquisa é de natureza quantitativa com aplicação de um survey em comunidades de jogos no Brasil. Os sujeitos respondentes foram mulheres que participam de jogos digitais. A pesquisa de campo buscou entender como as mulheres gamers enxergam o universo dos jogos, como elas veem as personagens e como se sentem e o porquê muitas mulheres não gostam de jogar games e, o mais importante, quais são os motivos que levam as que gostam a jogar. Foram realizadas entrevistas com mulheres (adolescentes e adultas) jogadoras de diversos tipos de jogos, através da internet, por meio de um formulário disponível na rede. Os resultados da pesquisa evidenciam que mesmo com o substancial aumento da participação das mulheres nos jogos digitais, ainda existe grande preconceito e violência.

Biografía del autor/a

Aline Chancaré Garcia Gasoto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí

Cientista Social formada  pela UFMS Campus de Naviraí.

 

Telma Romilda Duarte Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pela UNESP - FCT 

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Publicado
2018-12-06
Cómo citar
GASOTO, A. C. G.; VAZ, T. R. D. A MULHER GAMER: uma análise da presença das mulheres nos jogos virtuais. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 6 dic. 2018.
Sección
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo