PRODUÇÃO E QUALIDADE: Um estudo da produção de muçarela em um laticínio da região do Vale do Ivinhema - MS.
Resumen
No intuito de compreender o desenvolvimento e as etapas ocorridas nos processos produtivos das agroindústrias, e se estes se apossavam de ferramentas de qualidade, originou-se então o objetivo especifico deste trabalho, que se visa discorrer sobre o processo produtivo da muçarela em um laticínio do Vale do Ivinhema - MS, e as ações de qualidade realizadas no decorrer do mesmo. Para que haja um entendimento de todos os fatores que englobam o tema, foi abordado no decorrer da pesquisa alguns pontos que serviram de base para o desenvolvimento desta, sendo alguns deles: conceito de qualidade, definições de gestão da qualidade, compreensão de processo produtivo e a descrição normas regulamentadoras relacionadas ao setor agroindustrial. Metodologicamente trata-se de um estudo de campo quanto aos procedimentos técnicos e Pesquisa Descritiva quanto aos objetivos. Na organização foi estudado e observado todas as etapas deste processo, concluindo-se então que a empresa estudada engloba parâmetros de qualidade, afim de proporcionar ao cliente final um produto que atenda a suas expectativas.
Citas
BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial: GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BATALHA, M. O. Introdução a Engenharia de Produção. Rio Janeiro: Elsevier, 2008.
DALFOVO, M. S. LANA Rogério, A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Disponível em: scholar.google.com.b: file:///C:/Users/Moises%20Araujo/Downloads/MONOGRAFIAS%20M%C3%89TODOS%20QUANTITATIVOS%20E%20QUALITATIVOS%20(3).pdf. Acesso em: 16. out. 2018.
EVANGELISTA, L. (s.d.). Ciencia do leite.com.br. Disponível em:, https://cienciadoleite.com.br/noticia/3182/queijo-mussarela--evolucao-tecnologica.Acesso em : 04 de fev.2019.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Fundamentação Cientifica Subsidios para Coleta e análise de Dados. São Paulo: Atlas, 2009.
MARCONI, M. d.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Disponível em; Fonte: http://docente.ifrn.edu.br: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view.Acesso em:16.out.2018.
PALADINI, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade 2 .ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PRODANOV, C. C., e FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Disponível em;Fonte: http://www.feevale.br: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.Acesso: 16.out.2018.
SALES, R. Portal da Administração: Ferramentas da Qualidade: Conceito e Aplicação. Disponivel em; Fonte: http://www.portal-administracao.com/2017/09/sete-ferramentas-da-qualidade-conceito.html.Acesso: 02.jun.2019
SLACK, N. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SLACK, N., BRANDON, J. A., e JOHNSTON, R. Administração da Produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
TOLEDO, J. C., BORRAS, M. A., MERGULHÃO, R. C., MENDES, G. H. Qualidade Gestão e Métodos. Rio de Janeiro : LTC, 2014.
VIEIRA, V. As tipologias, variações e características. Disponível em revistafae.fae.edu: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/449/344. Acesso em: 16.out.2018
ZUIN, L. S., e QUEIROZ, T. R. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.