O CRESCIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMISMO

  • Daiane da Silva Secasse Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeniffer Ribeiro Pessôa Professora na UFMS

Resumen

Este trabalho tem como objetivo central apresentar as problemáticas decorrentes do crescimento excessivo do marketing nos meios de comunicação no desenvolvimento e crescimento empresarial. O presente trabalho expressa as consequências do consumo inconsciente por parte da sociedade com relação ao ato de comprar compulsivamente. Assim, para responder essas questões, o objetivo é identificar o que leva a sociedade moderna a praticar o consumismo inconsciente, expressando o lado negativo desta prática. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir da leitura de artigos, textos e notícias. Os resultados parciais deste trabalho acarretaram na compreensão de um dos problemas que a nossa sociedade contemporânea enfrenta, nos fazendo discutir sobre o capitalismo estar aliado ao mercado de compra e venda. Desta forma, verificou-se que entre as consequências do mau uso de propagandas, está o fato de usar esses meios para incentivar a massa a comprar compulsivamente.  Contudo, ressalta-se que o consumismo não deve ser posto como algo negativo, mas é necessário que haja moderação e um consumo consciente por parte da sociedade, aliada com uma educação financeira.

Biografía del autor/a

Daiane da Silva Secasse, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais.

Citas

BEZERRA, Juliana. Capitalismo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/capitalismo/>. Acesso em: 05 ago. 2019.

COSTA, L.; COSTA, M. B. Cultura, meio ambiente e consumismo: caminhos para o consumo consciente. Disponível em: <https://even3.azureedge.net/processos/CulturameioambienteeconsumismoSICASA.7cdc3e334353407bad5a.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2019.

DIANA, Daniela. O que é Consumismo?. Toda Matéria. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/o-que-e-consumismo/>. Acesso em: 05 ago. 2019.

LUCENA, W. G. L.; MARINHO, R. A. L. Competências financeiras: uma análise das decisões financeiras dos discentes no tocante as finanças pessoais. XVI SEMEAD. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/696.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2019.

LUIZ, L. T. A ideologia do consumismo. Colloquium Humanarum, v. 3, n. 2, p. 39-44, dez. 2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. 1. ed. São Paulo: BOITEMPO, 2004.

MESSIAS, J. F.; SILVA, J. U.; SILVA, P. H. C. Marketing, crédito & consumismo: impactos sobre o endividamento precoce dos jovens brasileiros. ENIAC, v. 4, n. 1, p. 43-59, jan-jun. 2015.

PEÇANHA, Vitor. O que é Marketing: tudo o que você precisa saber sobre a arte de conquistar e fidelizar clientes. Blog rockcontent. Disponível em: < https://rockcontent.com/blog/o-que-e-marketing/>. Acesso em: 05 ago. 2019.

SILVA, A. B. B. Mentes consumistas: do consumismo a compulsão por compras. Disponível em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-mentes-consumistas-ana-beatriz-barbosa-silva-em-pdf-epub-e-mobi/>. Acesso em: 09 ago. 2019.

STRUCKEL, E. R. T.; SILVA, A. L. A.; ZANDONADI, A. C. Z. Transtorno obsessivo compulsivo: acumulação, a outra face do consumismo. Revista Farol. Disponível em: <http://www.revistafarol.com.br/index.php/farol/article/view/40>. Acesso em: 05 ago. 2019.

Publicado
2019-10-13
Cómo citar
DA SILVA SECASSE, D.; PESSÔA, J. R. O CRESCIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMISMO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 13 oct. 2019.
Sección
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo